Londres 1

© Pedro Teias

Estive noutras cidades menos essenciais, sem até hoje ter visitado Londres.

É considerada por muitos o pico da civilização ocidental, na mesma linha de Paris ou Nova Iorque. Está agora a uma hora de avião, pelo que finalmente decidi actualizar o boletim de viagens.

Não sei se estou a ceder aos lugares-comuns da idade ou de qualquer outra coisa, mas já não consigo descobrir em mim a euforia de anos passados. Todo o processo que antecede a partida aborrece-me mais do que me entusiasma e nos últimos anos desenvolvi algum receio dos aviões e de alturas em geral, coisa impensável antigamente.

Ainda assim, recordo o que sempre pensei acerca de um possível acidente. Não há talvez, com excepção do sono profundo, melhor maneira de desaparecer. Com um pouco de sorte perdemos consciência antes de qualquer espécie de embate ou sofrimento, e tudo demorará apenas meia dúzia de minutos. Há maneiras piores.

Assim que sobrevoamos o céu londrino sinto o habitual arrepio das estreias.

Do aeroporto para o comboio que me levará a Paddington, onde me aguarda o hotel.

Apercebi-me que muitas pessoas parecem não assimilar completamente o que é Londres. Uma das maiores e certamente a mais cara das cidades europeias. No que diz respeito a alojamentos, ouvem-se queixas acerca do tamanho dos quartos, do tamanho dos chuveiros, da ausência de elevadores, de tudo um pouco. A solução é simples e semelhante a quase todas as outras. Dinheiro. Não podem ambicionar estar no centro de Londres e pagar o mesmo que pagariam no centro de Coimbra.

No meu caso, tendo desde logo moderado as expectativas, considero que tive muita sorte para o preço que paguei. Já estive em lugares piores, pelo mesmo custo.

 

 

 

Deixe uma Resposta

