Clássico e Barroco – A Lírica

barroco02


Francisco de Vasconcelos

Nasceu no Funchal, em 1665. Fez os estudos universitários em Coimbra.
Foi considerado um dos mais representativos valores da Fénix Renascida pela mestria que usou na composição dos sonetos. Morreu na sua terra natal em 1723.

Jerónimo Baía

Um dos mais representativos poetas da Fénix Renascida e do Postilhão de Apolo, era frade e pregador da Ordem Beneditina.

A falta de vocação levou-o a abandonar a Ordem, mas encontrou, em Lisboa, o apoio de D. Afonso VI que o nomeou pregador régio.

Poeta imaginativo, deixou-se conduzir pelo prazer do lúdico, até ao abuso das construções arrevesadas.

Francisco Manuel de Melo

Nasceu em Lisboa em 1608, de família distinta, e foi educado no Colégio de Jesuítas de Santo Antão. Aos 17 anos enveredou pela carreira das armas. Serviu Espanha, como combatente na Flandres, mas foi preso por suspeita de apoiar a independência de Portugal. Após alguns anos de prisão (sob acusação de cumplicidade num assassínio), foi condenado ao degredo em África, na Índia e no Brasil. Amnistiado em 1662, desempenhou funções diplomáticas em Paris, Londres e Roma.

Morreu em 1666.

É, sem dúvida alguma, um dos melhores representantes da literatura portuguesa da época barroca. Entre outras obras, destaca-se a sua Carta de Guia de Casados.

Gregório de Matos

Viveu entre 1633 e 1696. O Brasil viu nascer e morrer um dos mais notáveis poetas satíricos da poesia barroca. Estudou Leis em Coimbra, mas a vida desregrada e à margem dos padrões sociais levou-o ao desterro para Angola.

Notabilizou-se pelas expressivas metáforas barrocas.

Rodrigues Lobo

Nasceu em Leiria, em 1580 e morreu afogado no Tejo, em 1622. Formou-se em Leis, mas dedicou-se de forma quase exclusiva à tarefa de escritor. A sua obra denota uma especial preocupação pelos temas bucólicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s