«Stinking Rich»

corcomroeEstá o caso relacionado com a Corcomroe Abbey, situada perto da aldeia de Ballyvaughan, na região de Clare. Não me irei alongar em descrições históricas sobre o local, embora aconselhe vivamente uma visita. A menção justifica-se porque tal monumento reavivou na minha memória um assunto curioso: a origem de certas expressões populares.

O folclore associa muitas vezes ditos corriqueiros a episódios medievais, mantidos à tona pela tradição oral.

Um dos mais conhecidos na língua inglesa é o que se refere aos «stinking rich», ou seja, aos «estupidamente/ofensivamente ricos».

Qualquer dicionário ou gramática confirmará a ideia óbvia. A expressão nasceu para transmitir a ideia segundo a qual alguém é dono de uma riqueza tão grande, que chega ao ponto de «cheirar a rico», sendo este um odor ofensivo, forte, desagradável, um «pivete de rico» se assim se pode dizer. Como um perfume que custasse uma autêntica fortuna e mesmo assim cheirasse a peixe podre.

Contudo, há quem associe tal ideia ao conhecido medo, tão explorado na literatura e cinema do género, do enterro prematuro. Edgar A. Poe tem um conto com este nome (Premature Burial), por exemplo.

Ou seja, conta-se que em tempos idos, as classes altas, ao contrário da população comum, eram enterradas em caixões logo abaixo dos soalhos em madeira, ou eram inclusivamente deixadas em urnas à superfície, em vez de serem de imediato cobertas de terra.

Isto fazia-se para o caso de alguém ser enterrado ainda «vivo», podendo assim manifestar-se e sobreviver. Devido a estes preparos, os corpos decompunham-se rapidamente e o cheiro que exalavam, nauseabundo, terá dado origem à expressão «stinking rich», ricos malcheirosos, porque mantidos à superfície em abadias como a de Corcomroe.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s