Sobre Conspiração – 1

conspiracy-009


Consultei diversos dicionários. Em todos, um denominador comum.

O que é conhecido como «conspiração» ou «teoria da conspiração» é sempre algo dirigido «contra o Estado» ou «contra o Governo». Nem vale a pena considerar o jogo de espelhos. A entidade abstracta conhecida como «Estado» é impoluta. Qualquer coisa de negativo, intrusivo, ofensivo, prejudicial, perigoso, é «contra o Estado», por parte de uma entidade externa. Nunca o inverso.

Não existe, portanto, qualquer possibilidade, por mais académica que seja, de ser o «Estado» a executar qualquer coisa de negativo, prejudicial, etc., contra o exterior, ou seja, contra a população. Nem em nome das estatísticas, tão-pouco enquanto princípio do contraditório. Não acontece.

Com a generalidade da população, passa-se algo de muito semelhante. Aqueles que ousam partilhar desconfianças sobre a versão oficial das coisas, são imediatamente descartados. Como dizia George Carlin, «a mera ideia, ao menos em nome do entretenimento, de que um grupo de poderosos se possa reunir para debater de forma privada um conjunto de estratégias para a sociedade que influenciam, é inconcebível para as pessoas. Quem tal sugere é um ‘teórico da conspiração’, um doido, um palerma».

Dentro deste grupo altamente maioritário, existem naturalmente subgrupos. Entre os que nunca sequer conceberam tal hipótese, para quem isto é tão abstracto como o Universo; os que simplesmente receiam admitir essa possibilidade (como se receia qualquer coisa de novo, de estranho, de desestruturante), do mesmo modo que preferem agarrar-se a outras plataformas «lógicas» para a explicação da realidade (Democracia, Religião, Valores, Moral, Direito, Sistema monetário-financeiro) e os que encontram coragem para formular questões a si mesmos mas «se recusam a acreditar em tal coisa» por constituir uma desilusão demasiado grande, existem instintivas diferenças.

Contudo todos eles, cada um à sua maneira, estão à mercê.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s