Sobre Essência

Há uns anos, deparei-me com nova fornada de notícias que «profetizavam» o encerramento da Cinemateca Portuguesa, razão que me pareceu suficiente para redigir este texto:

«A reestruturação (ou outro nome qualquer) financeira parece agora prestes a encerrar a Cinemateca Portuguesa. Pouco me incomoda que os aberrantes centros comerciais, cada um com 12 salas completamente vazias de conteúdo, a tresandar a pipocas e a refrigerantes, estejam às moscas enquanto exibem o mais recente monstro.

Não me causa qualquer desconforto que gigantes financeiros percam espectadores – que podem estar confortavelmente em casa a assistir ao que querem nas diversas plataformas, pois com sorte escolhem algo bastante melhor do que aquilo que lhes é oferecido nas salas tradicionais. E em último caso, se escolherem exactamente o mesmo filme de baixa qualidade, podem ao menos celebrar o facto de terem poupado uns euros.

Um centro comercial é, de qualquer forma, um dos empreendimentos mais deprimentes e sufocantes alguma vez inventados pelo homem e a sua decadência ou mesmo queda, apenas me oferece alívio.

Uma coisa completamente diferente é entregar à morte a Cinemateca Portuguesa, o último bastião do verdadeiro Cinema, em Portugal. Poder-se-á argumentar que, tal como exemplifiquei antes, tenho a possibilidade de ficar em casa e aceder aos grandes clássicos. A diferença é que ir à Cinemateca, não é apenas ir ver um filme. 


51241902


Algumas das minhas melhores tardes em Lisboa foram lá passadas. Naquele espaço descobri dezenas de grandes realizadores e obras-primas do cinema. Usufruí de muitas horas de leitura, escrita, encontros, descobertas, planos de futuro, meditação.

Hoje em dia, recordar a Cinemateca é recordar um pedaço de história, da insignificante que é a minha e da História de muitos dos grandes. É um pedaço de Essência.

E quando se destrói a essência, como alguém dizia, já não temos um país.

Temos um sítio».

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s