Sobre Paciência – 1

1473183775_453_A-misteriosa-vida-dos-gatos-capturada-em-preto-e-branco


Há uns tempos, apanhei umas frases soltas de um antigo colega de aventuras livrescas. Trabalhou comigo uns meses na venda de livros e desde então deixou Portugal em busca de horizontes e sucesso literário.

Não tenho possibilidade de afirmar se encontrou alguma destas coisas, mas quis o acaso que alguns anos depois soubesse dele. Confidenciou-me apressadamente que está à beira de concluir o quarto livro. Sem pudor, acrescentou que os três anteriores, escritos e publicados em Portugal, nunca o deveriam ter sido.

Dito de outra forma, escritos talvez. Publicados, nunca.

Não lhe perguntei as razões que o fizeram chegar a tal conclusão.

Contudo, voltei a pensar nele nos últimos dias, ao passar os olhos por um antigo e inocente projecto literário que andei a anunciar aos quatro ventos há coisa de dez anos. Notam-se algumas boas ideias e as sementes do que hoje são livros um pouco menos maus. Como todas as ingenuidades, quis na época que a mesma fosse partilhada por alguns dos que me rodeavam, que forneceram colaborações e entusiasmos.

Decidiu-se sobre a estrutura, o conceito, o estilo, os temas, a capa. Moeram-se as cabeças de críticos e outros adultos. De editoras e outras publicadoras.

Felizmente, o tempo passou sem que nada ocorresse. Ninguém foi louco ou cínico o suficiente para me colocar os textos no mercado.

Os amigos afastaram-se, desinteressados ou amadurecidos, e os textos desmontaram-se, sendo hoje apenas fornecedores de sorrisos, como velhas fotografias de infância.

Não tenho por isso de me arrepender amargamente dos meus impulsos do ego.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s